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Moacir Chaves dirige novo experimento teatral, “Imagina esse palco que se mexe”, no Sesc Copacabana

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A nova montagem teatral do premiado diretor Moacir Chaves parte de um lugar de experimento, do desenvolvimento de um método de trabalho a partir de uma ideia: Vamos falar da Física. Falar da Física significa falar do sentido da vida e foi atrás disso que diretor e elenco, formado pelas atrizes Elisa Pinheiro, Karen Coelho, Luísa Pitta e Monica Biel, conversaram com o astrofísico João Ramos Torres de Mello Neto, professor titular da UFRJ, com uma importante carreira internacional. Nessas conversas, os episódios da vida de João, nascido em Cruzeiro do Sul, Acre, são atravessados por ideias e conceitos científicos com os quais ele se relaciona ao longo de sua trajetória profissional. Em sua fala, histórias de infância evocam o mecanismo de transmissão de ondas de rádio pela ionosfera; o ato de beijar alguém é associado às explosões que ocorrem no interior das estrelas; o mecanismo da visão é entendido a partir das propriedades físicas da água; o surgimento da internet vem à tona pelo caso de um cientista que, imerso na era da comunicação global, enfrenta dificuldades para trabalhar em uma universidade brasileira; e o próprio teatro serve como metáfora para a compreensão dos buracos negros e da curvatura do tempo-espaço. Assim foi se formando um texto que passa pelo elenco, como alguém que foi atingido pelo assunto. Desse processo surge o espetáculo “Imagina esse palco que se mexe”, com iluminação de Paulo César Medeiros, figurinos de Inês Salgado e direção musical de Tato Taborda, cumprindo temporada de estreia no Sesc Copacabana, terças e quartas, às 20h, de 18 de outubro até 7 de dezembro.

Considerado uma autoridade na transposição de textos não teatrais para o palco – entre eles “Sermão da Quarta-Feira de Cinza” (1994 a 2001), do Padre Antônio Vieira, com Pedro Paulo Rangel e “Inutilezas” (2003 e 2016), de Manuel de Barros, com Bianca Ramoneda e Gabriel Braga Nunes –, Moacir Chaves comenta a sua nova montagem:

– A peça é em caráter experimental, como na realidade qualquer teatro é experimental e essa é uma relação que a gente tem que entender em teatro principalmente. Para fazer experiência tem que aprender. Quem faz experiência não é quem está começando. Se o estudante de Física entrar no laboratório e for querer fazer experiência ele vai explodir tudo. Quem faz experiência é quem está lá na ponta: Antunes, Zé Celso, Aderbal. Tem que ter conhecimento, preparação, mergulho. Quando eu dirigi o espetáculo “Dom Juan” (com Edson Celulari, Cacá Carvalho e grande elenco), com 30 e poucos anos, o Abujamra foi assistir e quis me conhecer. Quando me viu me achou muito jovem e dizia “Você tem que pirar mais! Você tem que pirar mais!” e eu falei para ele “mas Abujamra eu tenho tempo, eu tenho muito tempo pra pirar, eu preciso entender mais coisas primeiro”. Porque é esse o percurso. E os cientistas estão correndo atrás do sentido da vida, então vamos fazer teatro sobre isso. Uma experiência de teatro.

Durante as conversas com o elenco, o astrofísico e professor criou uma metáfora que pode nos indicar o sentido da peça em questão: “Na física newtoniana o palco tá lá, os atores tão lá, interagem uns com os outros, mas o palco não se mexe. Na física einsteiniana o palco tá se mexendo. Então o buraco negro é o que? Imagina esse palco que se mexe, um monte de ator que se junta e distorce muito o palco, e esse palco se fecha em torno dos atores. Seria uma peça muito louca, porque a presença do ator no palco modificaria o palco. Essa metáfora tem a ver porque o buraco negro é uma região intransponível onde tudo que entra não sai mais.”

A investigação do grupo foi guiada pelo interesse em observar o mundo que nos cerca e pelo questionamento daquilo que, nele, é tido como dado e evidente, motivado por entender as leis físicas que governam o espaço e cujo conhecimento, por si só, desmistifica a estabilidade aparente do universo e o suposto lugar de destaque nele ocupado pela humanidade. As conexões entre o micro e o macrocosmo induzem a um questionamento da importância do homem na natureza e a um reposicionamento, ou fragmentação, da noção de sujeito na sociedade: o macro está no micro, e vice-versa. O espetáculo se dá no contraponto entre a pequenez do ser humano diante da imensidão cósmica e o profundo respeito à experiência da vida, cuja compreensão ganha novos significados e horizontes através da ciência. Sendo assim, a peça aponta para as seguintes perguntas: Qual é o sentido de uma noção de felicidade calcada no pretenso sucesso e na competição com o outro, seja esse um continente, um país, uma classe, um concorrente? Que importância tem isso, diante de nossa transitoriedade material e da fragilidade de que nos sabemos possuidores, com base no pouco que a ciência conhece sobre o universo? Questões da Física Quântica que fazem parte do conceito da Cosmovisão.

Ficha técnica

Direção: Moacir Chaves
Elenco: Elisa Pinheiro, Karen Coelho, Luísa Pitta e Monica Biel
Texto: Dramaturgia coletiva a partir de relatos do astrofísico João Ramos Torres de Mello Neto
Iluminação: Paulo César Medeiros
Figurinos: Inês Salgado
Direção Musical: Tato Taborda
Direção de Produção: Luísa Pitta e Monica Biel
Assistência de Direção: Francisco Ohana
Fotos de Divulgação: Bruna Thimotheo
Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Sinopse

A peça compartilha com o público o questionamento de uma noção de felicidade calcada no pretenso sucesso e na competição com o outro, seja ele um país, uma classe, um concorrente. E lança a pergunta: Que importância tem isso, diante da nossa transitoriedade material e da nossa fragilidade no universo, algo que o pouco de ciência que conhecemos já nos permite saber?

Serviço

Nome do espetáculo: Imagina esse palco que se mexe
Direção: Moacir Chaves
Elenco: Elisa Pinheiro, Karen Coelho, Luísa Pitta e Monica Biel
Texto: Dramaturgia coletiva a partir de relatos do astrofísico João Ramos Torres de Mello Neto
Local: Sesc Copacabana – Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro Informações: 21 2547-0156
Temporada: 18 de Outubro a 7 de Dezembro. Terças e Quartas às 20h
Valor do ingresso: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) e R$ 5,00 (associados Sesc)
Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sábado das 13h às 21h e domingos das 13h às 20h
Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos

Atendimento à imprensa

Ney Motta | contemporânea comunicação
assessoria de imprensa
21 98718-1965 e 2539-2873

 

Eduardo de Sá é jornalista.

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